sábado, 30 de agosto de 2008

Jovita Xavier Padilha


Tia Jovita
mulher gigantesca
versão gauchesca
de Maria Bonita

Jovita Padilha
de olhar farroupilha
de bota e bombacha
fingindo ser macha
chapéu e chicote
sem luxo ou fricote

Tia Jovita
pioneira tão brava
feita em Guarapuava
onde a saudade palpita

Jovita Xavier
esculpida mulher
em madeira de pinho
pelo seu Sertãozinho
modelada senhora
no inverno de outrora
pelo findo presente
que faz tão-somente
que a vida da gente
vire foto amassada
em outra temporada
[que disparate!]

Saboriemos o mate,
enquanto está quente
antes que o poente
nossa cor arrebate

Aproveitemos o mate,
que no fim, veja só,
tudo volta a ser pó.



5 comentários:

José Eduardo Galeski disse...

JEl Peabiruta, OBRIGADO PELA HOMENAGEM FEITA PARA MINHA VÓ.
FIQUEI MUITO FELIZ EM ENCONTRAR ESTA HOMENAGEM PARA UMA PESSOA MUITO QUERIDA COMO MINHA VÓ JOVITA.
SOU FILHO DE CLODOARDO GALESKI.

jezualdo disse...

fiuqie imensamente feliz por saber que minha avó, uma as pioneiras de Peabiru, que fora esposa do pioneiro Eduardo Galeski, depois de tanto trabalhar para o bem esta da familia e região, e ainda depois de cultivar todo o seu regionalismo, recebeu esta imensa homenagem, muito obrigado. Sou neto da homenageada, meu nome é Jezualdo Galeski, filho de Clodoardo Galeski

Vitoria disse...

Minha Bisaaa :D :P

maria lucia viana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
maria lucia viana disse...

fiquei muito feliz com essa homenagem feita para minha bisavó,sou neta de maria de jesus pereira filha da jovita,minha avó tambem foi uma grande mulher.